Depois de empresa como Microsoft e Amazon, a Oracle decidiu anunciar o seu terceiro investimento em Espanha.
Espanha está na moda para as tecnológicas. A Oracle tornou-se a mais recente empresa de tecnologia a anunciar um investimento no país vizinho, na ordem dos mil milhões de dólares (930 milhões de euros), para os próximos 10 anos.
Este investimento, segundo a empresa, será focado em cloud computing e Inteligência Artificial. A Oracle já dispões de de duas regiões cloud em Espanha, tendo ido para Madrid em 2022.
O novo centro será lançado em parceria com a Telefónica e visa acomodar o crescimento que está previsto para a procura dos próximos anos devido ao avanço tecnológico e ainda para a transferência de carga de trabalho de empresas para a sua infraestrutura cloud. Assim, a Oracle volta a comprometer-se com as orientações europeias.
“Com os nossos planos de investir mais mil milhões de dólares em Espanha nos próximos dez anos, reafirmamos o nosso compromisso em ajudar as organizações espanholas de todas as dimensões e indústrias – incluindo as PME e sector dos serviços financeiros – a acelerar a sua adopção de tecnologias cloud, ao impulsionar o desempenho e a resiliência de seus negócios”, disse o diretor da Oracle Espanha, Albert Triola.
Segundo o responsável, a procura por parte de clientes tem sido “muito superior à nossa capacidade atual e precisamos de abrir uma terceira região”. Madrid será a sede desta terceira região da empresa de origem norte-americana, uma vez que é onde existe o maior volume de clientes.
“A abertura da terceira região cloud da Oracle em Espanha é uma excelente notícia para o nosso país. O investimento representa um impulso importante que ajudará as empresas espanholas e organizações do sector público a inovar com IA e continuar a avançar no caminho da transformação digital”, congratulou-se o ministro da Transformação Digital, José Luis Escrivá.
A 16 de junho, a Microsoft revelou um investimento de 6,69 mil milhões de euros para a construção de novos centros de dados em Espanha, na região de Aragão. No fim de maio tinha sido a Amazon a anunciar um investimento de 15,7 mil milhões de euros, também na região de Aragão, para a expansão da infraestrutura de cloud, o que lhe ia permitir a criação de 17.500 postos de trabalho.
Todos estes investimentos estão a ser feitos ao longo de um período de 10 anos, o que mostra compromisso para com a região e país.