Europa em alta. BCE, Fed e inflação nos EUA centram atenções
Os principais índices europeus abriram em alta esta quarta-feira, a recuperar das perdas desta terça-feira, em que a ansiedade que antecipa mais uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) levou a melhor sobre os investidores.
O Stoxx 600, índice de referência para a região, soma 0,65% para 509,11 pontos, com o setor da tecnologia a comandar os ganhos, seguido pelas telecomunicações e o imobiliário. Os três valorizam mais de 1%.
Entre os principais movimentos de mercado, a fabricante de chocolates suíça Barry Callebaut pula mais de 7% depois de ter revelado que a receita do primeiro trimestre fiscal ultrapassou as estimativas dos analistas, devido a um aumento dos volumes de vendas.
Já a retalhista britânica Tesco soma 0,5% após ter revelado que perspetiva um aumento dos lucros dado que o abrandamento da subida dos preços vai permitir à empresa cortar preços e atrair maior número de clientes.
O “rally” dos mercados acionistas estagnou este mês, com os investidores a recalibrarem as perspetivas para cortes das taxas de juro. Esta quarta-feira, as atenções estarão centradas nos dados da inflação nos EUA, com os economistas a preverem que os preços registem uma aceleração mensal de 0,3% em março.
Entre os principais índices da Europa Ocidental, o alemão Dax soma 0,67%, o francês CAC-40 valoriza 0,46%, o italiano FTSEMIB ganha 0,53%, o britânico FTSE 100 sobe 0,57% e o espanhol IBEX 35 avança 0,27%. Em Amesterdão, o AEX regista um acréscimo de 1,09%.