Dólar ganha força face à libra e euro. Iene recupera ligeiramente
O dólar está a negociar perto de máximos de oito semanas face ao iene, ligeiramente abaixo da fasquia dos 159 ienes, e perto de máximos de cinco semanas face à libra esterlina. A dar força à “nota verde” está a diferente abordagem à política monetária por parte da Reserva Federal, quando comparado com a o Banco do Japão ou o Banco de Inglaterra.
O dólar cede 0,09% para 158,79 ienes e soma 0,1% para 0,7909 libras. Já face ao euro a divisa norte-americana soma 0,15% para 0,9358 euros.
Por sua vez, o índice do dólar da Bloomberg – que mede a força da moeda norte-americana face a 10 divisas rivais – sobe 0,25% para 105,854 pontos.
O iene tem permanecido sob pressão desde a última reunião de política monetária do Banco do Japão, em que a autoridade monetária optou por não reduzir os estímulos através da compra de obrigações até à reunião de julho.
Como resultado, “os ‘traders’ puniram o iene com renovado entusiasmo”, ultrapassando o nível de 159 ienes por dólar, afirmou à Reuters Tony Sycamore, analista da IG.
“O cronograma do Banco do Japão está fortemente fora de sincronia com os mercados, e esse desalinhamento provavelmente forçará o BoJ a agir para apoiar o iene (por meio de intervenção cambial) mais cedo do que seria necessário”, acrescentou.