Segundo a XTB, “a atual euforia em torno da Inteligência Artificial (IA) continua a ser comparada com o período da bolha das dot-com”. “A própria Nvidia está neste momento a ser comparada à Cisco Systems – o herói do boom da Internet”, salienta.
A capitalização bolsista da Nvidia passou de dois biliões para três biliões de dólares em apenas 96 dias, destaca a XTB numa nota de análise.
Segundo a corretora, “a atual euforia em torno da Inteligência Artificial (IA) continua a ser comparada com o período da bolha das dot-com”. “A própria Nvidia está neste momento a ser comparada à Cisco Systems – o herói do boom da Internet”, salienta.
Em março de 2020, uma década após o IPO, a Cisco tornou-se a maior empresa cotada em Wall Street, tendo atingindo uma avaliação de 500 mil milhões de dólares. “Na década de 1990, o crescimento da atividade da Cisco foi impulsionado pelas vendas de routers e computadores de rede GSR, que se revelaram um bem escasso, durante a revolução tecnológica da Internet”, analisa a corretora. “No entanto, os acionistas não desfrutaram da posição da Cisco no mercado durante muito tempo. O ano 2000 provou ser o fim da bolha e uma perspetiva completamente diferente sobre as avaliações das empresas”, acrescenta a nota de análise, questionando se a Nvidia seguirá o “mesmo padrão”.
“Neste momento, a Nvidia é um dos principais fabricantes de GPUs -necessárias para o desenvolvimento da inteligência artificial e um fornecedor de todas as infraestruturas de serviços orientadas para a IA. Não é difícil adivinhar que, a partir de 2023, a empresa está a assistir a melhorias sem precedentes num negócio que estava a correr muito bem antes de a IA chegar às manchetes. A procura de chips Nvidia está a ultrapassar a oferta disponível, pelo que, a empresa está a aumentar as margens e a dominar um nicho de mercado no qual é muito difícil entrar”, explica a XTB.
“Será que os investidores que consideram o crescimento contínuo do negócio da Nvidia quase garantido perderam o contacto com a realidade e estão a sobrevalorizar as ações? Irá a empresa repetir a história da Cisco Systems? E, mais importante, o que é que une ou divide a tendência da IA observada atualmente da bolha da Internet do ano 2000?”, é, ainda, questionado na mesma nota.
No dia 18 de junho, a Nvidia tornou-se a empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo ao atingir uma capitalização bolsista de 3,33 biliões de dólares, ocupando a posição até então assegurada pela Microsoft.