Tuesday, 8 Jul 2025
  • My Feed
  • My Interests
  • My Saves
  • History
  • Blog
Subscribe
Nahorawes
  • Home
  • Shop
  • Health
  • Travel
  • World
  • Politics
  • Technology
  • 🔥
  • Technology
  • Travel
  • World
  • Politics
  • Health
  • Entertainment
Font ResizerAa
NahorawesNahorawes
0
  • Home
  • Shop
  • Health
  • Travel
  • World
  • Politics
  • Technology
Search
  • Home
  • Shop
  • Health
  • Travel
  • World
  • Politics
  • Technology
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Na Hora News. All Rights Reserved.
Nahorawes > Blog > Health > Microcrédito do BCP possibilitou criação de 42 novos postos de trabalho em 2023
Health

Microcrédito do BCP possibilitou criação de 42 novos postos de trabalho em 2023

Nahora_Admin
Last updated: March 30, 2024 8:09 pm
Nahora_Admin
Share
SHARE

Nuno Amado e Miguel Maya reafirmaram o compromisso do banco “perante a sociedade e os seus diferentes Stakeholders, salientando que o percurso de normalização realizado, consubstanciado nos resultados apresentados referentes ao ano de 2023, permitem-nos afirmar com confiança que o Millennium BCP é um banco preparado para o futuro”.

Numa mensagem Conjunta do Presidente do Conselho de Administração e do Presidente da Comissão Executiva do BCP no Relatório de Sustentabilidade de 2023, o BCP dá  conta que “o Microcrédito, solução de financiamento com a qual incentivamos o empreendedorismo e o autoemprego em Portugal desde 2005, possibilitou a criação, em 2023, de 42 novos postos de trabalho, sendo já mais de 7.450 as oportunidades de emprego atribuíveis a projetos financiados pelo Microcrédito do Millennium bcp”.

Nuno Amado e Miguel Maya referem no relatório que “uma das nossas marcas identitárias é, há muito, o compromisso com a Sustentabilidade” e em 2023 “voltámos a estar ao lado das pessoas, da sociedade e das comunidades na criação de valor social, durável e consequente, e na proteção do ambiente, do clima e da biodiversidade, através de uma cultura corporativa que assenta, e se manifesta, em práticas de negócio ético, inclusivo e responsável”.

“Tendo como quadro de referência o Plano Estratégico “Superação 24″, que tem na Sustentabilidade um dos seus eixos fundamentais, e utilizando o Plano Diretor de Sustentabilidade, agregador das ações a desenvolver nas dimensões ESG (Environmental, Social e Governance), como um instrumento de inovação, evolução e mudança, o BCP tem vindo a robustecer o modelo de governo, as políticas e os processos de gestão de risco, de crédito e da cadeia de fornecimento e a renovar a oferta de soluções, produtos e serviços, materializando uma dinâmica transformadora que permita responder às crescentes solicitações, necessidades e ambições dos Stakeholders e às expectativas dos reguladores”, lê-se na mensagem.

Ao nível do negócio, o BCP diz que continuou a “apoiar investidores, empresas e famílias, disponibilizando soluções de crédito, investimento e poupança sustentáveis e adequadas às suas necessidades e capacidades financeiras”.

Já ao nível das acessibilidades, o BCP diz que “disponibiliza plataformas integradas e funcionalidades inovadoras de banca eletrónica, em particular de mobile banking, o que sendo um forte contributo para a inclusão bancária dos cidadãos, é hoje, também, uma marca distintiva reconhecida pelos clientes e utilizadores nas diferentes geografias em que estamos presentes”.

Os banqueiros prometem que em 2024, “vamos continuar a promover modelos de desenvolvimento económico descarbonizados e resilientes, assentes em práticas éticas de negócio responsável que fomentem a prosperidade das famílias e das empresas nos países onde operamos, criando riqueza e garantindo a sua justa distribuição, protegendo o planeta, o clima e a biodiversidade, ao mesmo tempo que garantem o respeito pela dignidade humana, a melhoria das condições de vida dos cidadãos e a manutenção de sistemas de organização social e política democráticos, plurais e inclusivos”.

Os responsáveis pelo BCP destacam que o ano de 2023 foi marcado por uma evolução favorável da atividade económica mundial, beneficiando da redução dos níveis de inflação, após a forte subida observada em 2022.

“Num contexto ainda complexo, em que se adensaram incertezas ao nível macroeconómico e geopolítico, a atividade do Millennium BCP foi influenciada por fatores favoráveis, nomeadamente os decorrentes da normalização da política monetária, tendo o banco encerrado o ano com um resultado líquido consolidado de 856 milhões de euros, a que corresponde uma rendibilidade dos capitais próprios (ROE) de 16% e com uma robusta posição de capital, refletida em rácios CET1 de 15,4% e capital total de 19,9%”, realçam.

Nuno Amado e Miguel Maya dizem que “a preparação e o trabalho rigoroso na persecução dos objetivos delineados no plano estratégico, atingido nas suas principais métricas com mais de um ano de antecipação, permitiram alcançar resultados que sinalizam o ano de 2023 como final do período de transição e progressão para uma nova fase, de retorno à normalização do banco”.

Na senda da sustentabilidade, o BCP lembrou que “promove também uma cultura de responsabilidade ambiental, de mitigação e adaptação às alterações climáticas e de proteção do meio envolvente e da biodiversidade”.

“É assim que a preservação dos recursos naturais e a racionalização de consumos, permanecem como objetivos essenciais da política de impacto ambiental do BCP. Como resultado tangível deste compromisso, destaca-se a autoprodução de energia renovável das 2 centrais fotovoltaicas
instaladas no Taguspark, que representou já, ao longo do ano, 31,9% do consumo de eletricidade local e permitiu evitar 811 tCO2″, acrescentam.

O BCP diz que “está igualmente comprometido com a igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão”.

O banco destaca as iniciativas de apoio à natalidade e parentalidade, de conciliação entre o trabalho e a família, de desenvolvimento profissional e de oportunidades de liderança no feminino e, ainda, “o envolvimento em projetos como o ‘Compromisso com a Inclusão’ da Nova SBE dedicado à vida das pessoas com deficiência, são exemplos e testemunho destes compromissos”.

O BCP faz referência também, no quadro da valorização e desenvolvimento profissional dos trabalhadores do banco, ao investimento efetuado em formação, que permitiu, em 2023, ministrar mais de 6 mil ações em diferentes formatos.

“Mantivemos através da Fundação Millennium bcp o apoio à cultura, promovendo eventos dirigidos a públicos-alvo distintos, realizando exposições temáticas para partilha do acervo artístico do Banco, divulgando e reconhecendo o mérito criativo e contribuindo para a recuperação do património histórico, edificado e museológico, com referência especial ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)”, revelam os banqueiros.

O BCP destaca ainda a educação, a ciência e a investigação dizendo que “são também áreas nas quais a Fundação Millennium bcp continua presente através de uma política ativa e consequente de apoio a projetos e iniciativas multidisciplinares que se distingam pela inovação, pelo impacto social e ambiental e pela capacidade para aportar valor à sociedade”.

#No apoio social, reforçámos junto das comunidades que servimos, o compromisso do Banco com os mais desfavorecidos, carenciados e vulneráveis”, avançam.

“Em Portugal, mantivemos, no contexto do Plano de Responsabilidade Social, a parceria com o Banco Alimentar e a Entrajuda, mas também a dinamização de protocolos, iniciativas e apoios a favor de instituições como a EPIS, o CASA, a Brigada do Mar ou a BIPP/Semear, desenvolvendo ações conjuntas que contaram com mais de 200 Voluntários Millennium”, revelam ainda os responsáveis do BCP.

Por sua vez em Moçambique, o banco destaca o programa de Responsabilidade Social do Millennium bim “Mais Moçambique pra Mim”, as “Olimpíadas Bancárias”, um programa de literacia financeira dirigido a jovens e que vai já na sua 12ª edição, para além da parceria com Friends in Global Health (FGH) para a reabilitação de 41 centros de saúde na província da Zambézia destruídos pelo ciclone Freddy.

Na Polónia, o destaque vai para o programa do Bank Millennium e da sua Fundação “Our People’23: Save the Planet”, que estimulou e viabilizou um conjunto de ações de proximidade com impacto social e ambiental junto das populações, envolvendo mais de 200 Voluntários Millennium.

“Menção adicional para o “Financial ABC”, programa que, na sua 10ª edição, permanece como uma referência local nas iniciativas de literacia financeira para os jovens”, revela o banco.

O BCP lembra que reafirmou o compromisso com o respeito pelos 10 Princípios do Global Compact da Organização das Nações Unidas – num vínculo que remontando a 2005 foi renovado em 2018 -, reconhecendo ainda nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas uma visão unificadora e aspiracional, capaz de estimular processos de mudança e evolução que a realidade económica, social e ambiental impõe e exige.

O banco elege como ODS prioritários: 4 – Educação de Qualidade; 7 – Energias Renováveis e Acessíveis; 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico; 10 – Reduzir as desigualdades; e 13 – Ação Climática.

A cúpula do BCP reafirmou o compromisso do banco “perante a sociedade e os seus diferentes Stakeholders, salientando que o percurso de normalização realizado, consubstanciado nos resultados apresentados referentes ao ano de 2023, permitem-nos afirmar com confiança que o Millennium BCP é um banco preparado para o futuro”.

Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Demasiado lento, demasiado caro e demasiado incerto… | Opinião
Next Article Bolseiros de Investigação Científica preocupados com fim do ministério da Ciência – Sociedade
Leave a comment

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Your Trusted Source for Accurate and Timely Updates!

Our commitment to accuracy, impartiality, and delivering breaking news as it happens has earned us the trust of a vast audience. Stay ahead with real-time updates on the latest events, trends.
FacebookLike
TwitterFollow
InstagramFollow
LinkedInFollow
MediumFollow
QuoraFollow
- Advertisement -
Ad image

Popular Posts

Léo Caeiro afirma que Pimpinha soube que tinha sido traída através dos filhos – Manhã CM

O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera…

By Nahora_Admin

Sindicatos de enfermeiros saúdam abertura ao diálogo do Ministério da Saúde: “Olhou-nos como parceiros e não como adversários”

Fernando Mendes Parreira, presidente do Sindicato Independente de Enfermagem (SIPE), à saída da reunião da…

By Nahora_Admin

25 de Abril: o primeiro comunicado do Partido Socialista foi escrito no exílio, em italiano e tem uma enigmática viagem de comboio pelo meio

Tudo indica que o primeiro comunicado do Partido Socialista depois do 25 de Abril terá…

By Nahora_Admin

You Might Also Like

Health

INEM socorre quatro grávidas por dia – Sociedade

By Nahora_Admin
Health

Cartas ao director | Opinião

By Nahora_Admin
Health

Sobe para 10 o número de mortos em ataque russo que atingiu supermercado perto da frente de Donetsk

By Nahora_Admin
Health

Frente Sindical quer atualização salarial de pelo menos 6% na função pública em 2025 – Função Pública

By Nahora_Admin
Nahorawes
Facebook Twitter Youtube Rss Medium

About US


Na Hora News brings you the latest updates and insights on Portugal’s politics, culture, economy, sports, and more, delivering timely news for a well-informed audience.

Top Categories
  • World
  • Politics
  • Tech
  • Health
  • Travel
Usefull Links
  • About us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Terms & Conditions

© Na Hora News. All Rights Reserved. Powered & Designed by Quantum Sites Studio

Always Stay Up to Date

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?