O Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 chega às bancas a 12 de abril com novo grafismo e uma seleção dos melhores alojamentos e restaurantes nacionais. Conte novidades e destaques, incluindo a distinção de locais pelo trabalho diário em nome da sustentabilidade e responsabilidade social, bem como as já habituais Chave de Prata, Ouro e Platina, e Garfos de Prata, Ouro e Platina, que premeiam os melhores entre os melhores na hotelaria e restauração.
Antecipando a edição de 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa decorre a cerimonia anual de entrega de prémios, agendada para dia 8 de abril, no Edifício Impresa, em Paço de Arcos. Nesse dia, além de apresentar a edição deste ano do Guia vai ser conhecido o Chef do Ano 2024, que sucederá a Vasco Coelho Santos, bem como os prémios Revelação 2024, que premeiam um alojamento e um restaurante inaugurado entre abril de 2023 e março deste ano. Os finalistas podem ser conhecidos AQUI (Cama) e AQUI (Mesa).
Sustentabilidade
Ao longo dos últimos 21 anos foram várias as edições do Guia Boa Cama Boa Mesa em que a componente ambiental foi enaltecida, atribuindo distinções ao Ecoturismo, em 2012 e 2013, ou avaliando, a cada visita, o compromisso ecológico, elogiado e destacado através de um ícone verde em 2014, 2015 e 2016. Na presente edição voltamos a celebrar os alojamentos e restaurantes que se destacam na defesa e promoção da sustentabilidade no turismo, fazendo um uso adequado dos recursos ambientais, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurando que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo. Neste contexto, por serem exemplos para todo o sector e promotores destes valores junto dos turistas, vai ser atribuído o Prémio Sustentabilidade a 10 alojamentos e a 10 restaurantes.
Refira-se que o Prémio Carreira 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa já foi anunciado pelo respetivo júri e reconhece Isabel Costa e João Tomás, proprietários da Casa das Penhas Douradas, da Casa de São Lourenço e da TrendBurel – Burel Factory, pelo “empreendedorismo extraordinário” e a contribuição decisiva para “o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da serra da Estrela”, através de projetos hoteleiros de referência conjugados com revitalização industrial e criativa da lã. O casal de empresários sucede a Justa Nobre, vencedora desta distinção em 2023.
Conversas Boa Cama Boa Mesa
Esta segunda-feira, dia 8 de abril, em antecipação da cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa 204, decorre o já habitual debate dedicado a temas atuais da hotelaria e restauração. “Mais insetos e menos carne?” aborda a inovação na cozinha, a partir dos produtos, e a questão “Menos caras e mais robôs?” serve de ponto de partida para analisar o futuro da hospitalidade na hotelaria, com escassez de recursos humanos e cada vez mais marcada pela tecnologia.
Na vertente gastronómica, o debate será entre Guilherme Pereira, da Portugal Bugs, e Susana Santos, da Quintinha d’Aldeia. Os insetos são mesmo a comida do futuro? Ou será que o foco vai ser inovar na tradição? Já na vertente de hotelaria, modera-se a conversa entre Roberto Antunes, do NEST – Centro de Inovação do Turismo, e Pedro Frazão da Silva, do alojamento Luz Charming Houses, com a IA – Inteligência Artificial como tema obrigatório.
Da Terra à Mesa
Leia também
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, vai estar disponível nas bancas, a partir de 12 de abril, por €19,90. Pode, desde já, aproveitar a campanha de pré-venda Boa Cama Boa Mesa, que inclui descontos e oferta de portes.
A poucos dias da cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa, recorde AQUI os grandes vencedores de 2023
Iniciativas e produtos
Leia também