Hotel de charme, localizado no coração do Alentejo, numa região vínica por excelência, a Vidigueira, conta com a marca Leading Hotels of the World e promete ser “uma experiência de luxo distinta, focada na exclusividade de serviços, riqueza da cultura e autenticidade das gentes”.
A nova unidade hoteleira é composta por 22 quartos (a partir de €400), decorados individualmente com peças de design exclusivo e obras de arte únicas de inspiração vínica, personalizadas pelo artista David Reis Pinto. Entre os pequenos requintes disponíveis para os hóspedes estão as amenities da icónica marca de alta perfumaria Amouage, têxteis personalizados, sistema individual de som wireless Sonos, um lote próprio de café 100% arábica e um blend de ervas para infusão que reúne os principais aromas do Alentejo.
O projeto de arquitetura e design de interiores é assinado pela Saraiva & Associados e coloca em destaque os elementos característicos da cultura local nos edifícios como as arcadas revestidas a tijolo burro, os muros de cal, os ladrilhos de terracota e as tradicionais celosias – peças de cerâmica geométricas.
Avião privado e mordomo personalizado
Rodeado de múltiplas áreas verdes, cursos de água e uma paisagem a perder de vista, convida pegar numa bicicleta eléctrica, passear a cavalo por entre as vinhas ou fazer um piquenique no campo. A Quinta do Paral selecionou uma coleção de experiências à volta do vinho, da gastronomia e da cultura da região que vão desde o Transfer Privado, de carro ou no Pilatus PC12 – o avião privado da Quinta do Paral, até às provas de vinhos, “Clássica” ou “Amantes do Vinho” (com uma seleção mais exclusiva), jantares privados, oficinas de cozinha, observação de estrelas “Contemplar o Céu Nocturno”, numa idílica cama balinesa imersa nos vinhedos, ou mesmo partir à descoberta do Património Mundial da Unesco com um passeio privado por “Évora – a Cidade Museu”.
Os hóspedes podem ainda usufruir de uma piscina infinita, ginásio e sala de congressos e eventos. Também fazem parte do rol de serviços disponíveis o valet parking, in-room dining (uma experiência gastronómica no conforto do quarto), e serviço de mordomo personalizado.
Sofia Moreira, General Manager do hotel, fala de um projeto de “hospitalidade portuguesa de “quiet luxury””. Acredita que “é na simplicidade e nos pormenores que se sente o verdadeiro luxo e que este é o lugar para se desacelerar, viver o momento e usufruir de toda a beleza e conforto deste espaço único”.
Refere a “preocupação em respeitar a herança histórica da propriedade, quer pela reabilitação e conservação de edifícios, nomeadamente da nossa Casa Senhorial do Séc. XIX, quer na oferta gastronómica que celebra a tradição e os sabores alentejanos”. Sublinha “aqui o tempo passa mais devagar e o convite é verdadeiramente esse, experienciar o Alentejo e a sua filosofia de paz e tranquilidade”.
Cozinha de conforto em ambiente sofisticado
O alojamento apresenta três espaços gastronómicos distintos – The Wine Restaurant, The Estate Lounge e The Grape Rooftop Bar. A oferta gastronómica de excelência é um dos pontos fortes do hotel. The Wine Restaurant, com consultoria do chef alentejano José Júlio Vintém, pretende “proporcionar experiências que elevam a gastronomia portuguesa para outro patamar, num espaço intimista onde brilham os típicos sabores alentejanos e uma cozinha genuína e de conforto, num ambiente sofisticado”. Todo o conceito passa pela aposta em ingredientes locais e produtos sazonais, sempre com sugestão de harmonização de vinhos. Refeições ligeiras e pequenos-almoços são servidos no The Estate Lounge junto à piscina, na ala histórica do hotel e os sunsets a perder de vista acontecem no Grape Rooftop, “onde o sol beija o poente sobre os campos dourados”, e onde é possível degustar petiscos clássicos e snacks acompanhados pelos vinhos da Quinta.
Cultura e vinho locais
Redesenhada em colaboração com o enólogo Luís Morgado Leão, “desde o início que o projeto da Quinta do Paral foi delineado com todo o cuidado para manter, ao máximo, o respeito pelas tradições e pela nossa cultura local e no vinho cuidamos das nossas vinhas velhas [com mais de 60 anos]”. “Preservamos a biodiversidade existente, somos sustentáveis e apoiamos o saudável desenvolvimento da agricultura – vinha e olival [40 hectares de olival tradicional]”. Quando iniciaram o projeto do Hotel, “não poderia ser diferente, tudo foi pensado e planeado de forma a manter a estrutura dos edifícios, com as tradicionais arcadas romanas, procurámos ocupar os espaços já existentes com edifícios antigos e diminuir ao máximo a intervenção humana e criámos um lugar de lazer, com uma decoração focada nas cores térreas que transmitem sofisticação, serenidade, equilíbrio e frescura”.
Os registos históricos da Quinta remontam a 1703, mas foi em 2017 que o projeto foi revitalizado, quando o empresário Dieter Morszeck adquiriu 85 hectares de terras no Alentejo, dos quais, hoje, 33 hectares são de vinha. O vinho sempre foi uma paixão e o seu sonho passava por construir um negócio de família, criar vinhos na quinta e ter um enoturismo de luxo. Deixou para trás a marca das malas de luxo Rimowa que o avô fundou em 1898, ao vender 80% da marca ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH), e divide-se entre o gosto pelos vinhos e pela construção de aviões de pequeno porte. Tem verdadeiro orgulho nas vinhas velhas, que ocupam três hectares da Quinta, e aposta tanto em castas nacionais como Arinto, Antão Vaz, Perrum, Aragonês, Touriga Nacional, Tinta Grossa, como internacionais, Alicante Bouschet, Syrah, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Vermentino.
A partir desta segunda-feira, 17 de junho, é possível reservar quarto no Quinta do Paral – The Wine Hotel e pernoitar entre o perfume destas castas, seja diretamente com o alojamento Quinta do Paral (Apartado 31 P, Vidigueira Tel. 284441620) ou através da Leading Hotels of the World.