A equipa de resgate recuperou o corpo da última pessoa desaparecida, após o naufrágio de um iate de luxo ao largo da costa de Palermo, na Sicília. A morte de Hannah Lynch, de 18 anos e filha de Mike Lynch, magnata britânico do setor tecnológico, foi confirmada por uma fonte próxima das buscas à agência Reuters.
A busca pela última vítima não foi “fácil nem rápida”, disse Vincenzo Zagarola, porta-voz da guarda costeira italiana ao jornal “The Guardian”. É como procurar num “edifício de 18 andares cheio de água”.
A bordo estavam 22 pessoas, entre as quais dez membros da tripulação, quando uma tempestade violenta atingiu a embarcação, o que resultou no seu naufrágio. O acidente vitimou sete pessoas: um membro da tripulação e seis passageiros.
Após poucas horas de buscas foi encontrado o corpo de Recaldo Thomas, chefe de cozinha do iate de nacionalidade canadiana e a residir em Antígua. “Ele era um ser humano amado, gentil e com um espírito calmo”, que “precisava de trabalhar mais duas épocas para arranjar a casa dos seus falecidos pais”, mas “adorava andar de iate”, contou à BBC Gareth Williams, um amigo da vítima.
As buscas foram dificultadas pelo espaço reduzido dentro do iate e pelo tempo reduzido que os mergulhares dispunham devido à profundidade dos destroços, cerca de 50 metros. A mobília tinha-se deslocado durante o afundamento, o que também impedia o acesso às cabines. O ponto de viragem aconteceu na quarta-feira quando a equipa conseguiu abrir um ponto de entrada através de uma janela. As últimas seis vítimas mortais estavam todas dentro das cabines, avança a emissora pública italiana RAI.
PERINI NAVI PRESS OFFICE / HANDOUT
Na quarta-feira, foram encontrados cinco dos seis desaparecidos, tendo um deles sido logo confirmado como Mike Lynch, apelidado de “Bill Gates britânico” e fundador de uma das maiores empresas de software do país, Autonomy, vendida à HP em 2011. Era “a mente mais brilhante e a pessoa mais atenciosa”, afirmou Andrew Kanter, um amigo e colega de Lynch, citado pela BBC.
Dan Kitwood/Getty Images
Também a filha Hannah, que deveria começar as aulas na Universidade de Oxford em setembro, encontrada esta sexta-feira, estava desaparecida. Os amigos descrevem-na ao “Times” como uma aluna talentosa e uma jovem gentil.
O presidente do banco Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, e o advogado Chris Morvillo, do escritório Clifford Chance, que representou Mike Lynch num processo de fraude fiscal, também foram encontrados sem vida. As outras duas vítimas mortais foram Judy Bloomer, esposa de Jonathan Bloomer e membro da direção da instituição de caridade The Eve Appeal (que se dedica à consciencialização e angariação de fundos para a luta contra os cancros ginecológicos), e Neda Morvillo, esposa do advogado e responsável por uma marca de joias de luxo.
A procuradoria de Termini Imerese está a investigar potenciais acusações de homicídio involuntário face às ações tomadas pelo capitão neozelandês James Catfield, de 51 anos, e do primeiro oficial francês Matthew Griffith, de 22 anos, avança a agência Adnkronos. Os investigadores ouvidos pela agência acreditam que o navio se afundou primeiro na proa e depois virou-se lentamente para o lado direito.
EPA/ IGOR PETYX
Dos 22 passageiros, 15 conseguiram escapar com vida, entre os quais uma criança de um ano e Angela Bacares, esposa de Mike Lynch. A viagem ao longo da costa da Sicília era uma celebração do empresário após ter sido ilibado num processo de fraude. Vários meios de comunicação social britânicos, entre os quais o “The Telegraph”, noticiaram que Mike Lynch estaria a pensar vender o iate batizado de ‘Bayesian’ por 30 milhões de libras antes desta viagem.