A empresa concluiu que a maior parte de despesas estrageiras provém dos titulares de cartões da marca vindos dos Estados Unidos (29%), embora o Brasil (+33%) e o Japão (+129%) tenham registado os maiores crescimentos em comparação com o ano passado.
Que os Jogos Olímpicos de Paris estão a impulsionar a economia francesa não é novidade. A questão que se coloca é: como? A Visa, parceira oficial desta competição desportiva no sector dos pagamentos, concluiu, através de uma análise à utilização dos cartões, que o crescimento se está a verificar no consumo.
No fim de semana de abertura dos Jogos Olímpicos 2024, os negócios locais de Paris registaram um aumento de 26% nas vendas a titulares de cartões Visa em relação ao período homólogo (o mesmo sábado e domingo de 2023) e uma subida de 39% nas reservas de voos para a capital francesa antes do evento.
Mesmo a cultura e – sem surpresas – a restauração sentiram os efeitos, uma vez que houve um crescimento expressivo dos níveis de consumo nos teatros e museus (+159%), alimentação e mercearias (+ 42%), restaurantes (+36%), bens de consumo (+21%) e entretenimento (+18%).
Segundo a informação da Visa, a maior parte de despesas estrageiras provém dos titulares de cartões dos Estados Unidos (29%), embora o Brasil (+33%) e o Japão (+129%) tenham registado os maiores crescimentos em comparação com o ano passado.
“Enquanto patrocinadores do Movimento Olímpico há quase 40 anos e dos Jogos Paraolímpicos desde 2002, sabemos em primeira mão o impacto que os Jogos podem ter na dinamização das economias dos países anfitriões, em sintonia com o objetivo da Visa de elevar a todos em todo o mundo”, começa por explicar a CEO da Visa Europa, em comunicado de imprensa.
Charlotte Hogg afirma que a multinacional norte-americana ajudou 13 milhões de negócios locais da Europa digitalizarem-se, nos últimos quatro anos, e que os ligou aos espectadores dos Jogos Olímpicos através da aplicação Visa Go. “O maior envolvimento das gerações mais jovens, que observamos nos dados relativos às viagens, é também uma descoberta empolgante e mostra o alcance e a relevância dos Jogos, hoje e no futuro”, referiu a CEO.
Efetivamente, o número de viagens para Paris compradas por passageiros até aos 35 anos terá subido em 120% em relação ao ano anterior.
Os pagamentos contactless – quando o cartão só toca no terminal – da Visa são aceites em 3.500 pontos de venda, em 32 recintos olímpicos e 16 recintos paraolímpicos. Por exemplo, Saint-Etienne, Lille e Marselha, cidades francesas que também acolhem eventos olímpicos, verificaram um crescimento de receita de 214%, 100% e 38%, respetivamente. No caso da “Cidade Luz”, a maioria das compras internacionais em Paris (78%) foram com contactless.