As vendas de telemóveis da Apple caíram cerca de 10% no primeiro trimestre de 2024, enquanto a Samsung cresceu e destronou assim a marca norte-americana do primeiro lugar neste sector, escreve a Reuters.
Segundo os dados da consultora IDC, consultados pela agência de notícias, as vendas de telemóveis da sul-coreana Samsung aumentaram 7,8%, para 60 milhões de unidades nos primeiros três meses do ano, atingindo assim uma quota de mercado de 20,8%.
Com a queda de 10% nas vendas, para 50,1 milhões (foram 55,4 no período homólogo de 2023), a Apple volta ao segundo lugar, com uma participação de 17,3%. A fabricante de iPhones está a ser prejudicada pela intensificação da concorrência dos fabricantes de smartphones Android. Por exemplo, a Huawei e a Xiaomi têm vindo a ganhar uma maior posição no mercado.
A Xiaomi, um dos principais fabricantes de smartphones da China, ocupa inclusive a terceira posição, com uma quota de mercado de 14,1% durante o primeiro trimestre.
Aliás, a Apple perdeu mercado na China, onde as vendas caíram 2,1% já no final de 2023 (não havendo ainda dados do primeiro trimestre de 2024). A queda sublinha os desafios que a empresa norte-americana enfrenta no seu terceiro maior mercado, já que algumas empresas chinesas e agências governamentais limitam o uso de dispositivos Apple pelos funcionários.