Pela primeira vez em 15 anos, não há multimilionários ‘self-made’, de acordo com uma análise da Forbes, que divulgou esta semana a sua lista anual de multimilionários.
Pela primeira vez em 15 anos, não há multimilionários self-made com mais de 30 anos. De acordo com uma análise da Forbes, os integrantes da lista nessa faixa etária herdaram todos a sua fortuna. Este pode ser um sinal de que a “grande transferência de riqueza” já começou.
Chamam-lhe “grande vaga de transferência de riqueza” ou “maior transferência de riqueza da história”. Em números: 84 biliões de dólares (77,50 biliões de euros) em ativos deverão mudar de mãos nos próximos 20 anos, estima a consultora Cerulli Associates. Das mãos dos progenitores para as mãos da respetiva descendência.
De acordo com a empresa sediada em Boston, os beneficiários são, sobretudo, das gerações X (nascidos entre 1965 e 1980), Y (Millennials), nascidos entre 1981 e 1996, e da Geração Z (1997-2012). Estima-se que, desse total, venham a herdar 72 biliões de dólares (66,43 biliões de euros), principalmente dos baby boomers, com o restante a ser entregue a instituições de caridade.
Segundo a lista da Forbes, a idade média dos multimilionários é 66 anos, tendo a pessoa mais velha na hierarquia da lista 102 anos.
2024 é já um ano de – ainda mais – prosperidade para a população com as maiores fortunas do mundo. São 2.781 os nomes que integram a lista de bilionários, um número recorde e que deverá aumentar a médio prazo, com a geração mais velha a preparar-se para entregar as fortunas à sua descendência.
Os irmãos irlandeses Firoz Mistry, de 27 anos, e Zahan, de 25 anos, lideram a lista da Forbes e detêm, separadamente, 4,9 mil milhões de dólares com as suas participações na Tata Sons, cuja empresa-mãe, o conglomerado indiano Tate Group, detém a Jaguar Land Rover. Os filhos de Cyrus Mistry, que morreu em 2022, herdaram participações de 4,6% na empresa.
De acordo com a Forbes, a multimilionária mais jovem do mundo é do Brasil. Lívia Voigt, de 19 anos, frequenta a universidade e tem um valor estimado em 1,1 mil milhões de dólares com uma participação minoritária na produtora de equipamentos eléctricos WEG, fundada pelo seu avô fundou. A par de Lívia, a irmã mais velha Dora Voigt de Assis, de 26 anos, são os dois novos nomes da lista de 25 multimilionários mais jovens.