De acordo com os dados da International Data Corporation (IDC), a empresa da maçã entregou 50,1 milhões de unidades entre janeiro e março, abaixo dos 51,7 milhões esperados pelos analistas ouvidos pela Bloomberg e das 60,1 milhões de unidades entregues pela Samsung.
A Apple está, assim, em segundo lugar na lista de empresas que mais telemóveis entregaram, depois de em 2023 ter destronado a Samsung como fabricante de telemóveis que mais unidades entregou para venda.
Em terceiro lugar está a Xiaomi, com 40,8 milhões de telemóveis entregues nos primeiros três meses deste ano. O número representa um crescimento de 33,8% face ao mesmo período de 2023.
A descida nas entregas da Apple – a maior desde a covid-19 segundo a Bloomberg -, observou-se apesar de a venda de telemóveis a nível global ter aumentado 7,8% face ao primeiro trimestre do ano anterior. No total, os fabricantes destes produtos entregaram 289,4 milhões de unidades nos primeiros três meses deste ano, de acordo com os dados da IDC.
Apesar de os desafios no mercado de telemóveis se manterem em vários mercados, este é o terceiro trimestre consecutivo de crescimento nas vendas. “Como esperado, a recuperação continua com o otimismo do mercado a crescer lentamente entre as principais marcas”, afirmou Ryan Reith.
Em termos de perspetivas para as marcas, a IDC espera que a Samsung e a Apple mantenham a liderança, mas alerta para uma recuperação da Huawei, na China, assim como da Xiaomi.