Valete criou um projeto escolar intitulado “Horizontal 360º” em parceria com a Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa.
Com início em setembro, o projeto, desenvolvido através da Associação Hip-Hop 115, criada pelo rapper, tem como objetivo combater o individualismo e fomentar a criatividade entre os mais jovens, avança o jornal “Público” esta quarta-feira. “Nos últimos anos, noto que o discurso do hip-hop se esvaziou, se tornou neutro e muito lúdico. Acho que a mensagem não está lá. Responsabilizo os meus colegas por isso”, declara Valete a este jornal.
A iniciativa, apesar de ter sido idealizada para os jovens do bairro de Benfica, não se limitará a estes, “tendo como ambição correr em paralelo à escola, oferecendo aos que nela se envolverem a possibilidade de aprenderem outras coisas além do programa de ensino oficial”, diz o programa. As novas competências ensinadas no “Horizontal 360º” vão da nutrição à culinária, passando pela saúde mental, escrita criativa ou criação de conteúdos.
“A ideia é poder ajudar a corrigir o desequilíbrio entre classes e ir ao encontro das necessidades dos mais novos”, afirma Valete, assegurando que o projeto pretende “estimular a saúde mental através de atividades que façam o indivíduo desligar-se do mundo à sua volta”. A intenção é ter impacto também junto dos jovens adultos, estando o projeto pensado para ir dos 13 aos 30 anos e cobrindo quatro áreas diferentes: vida ativa e desporto, criatividade, comunicação e competências sociais.
O projeto terá dez sessões por mês, de segunda a quinta-feira, das 18h às 19h30, que terão um custo a definir, com bases nos rendimentos das famílias. “Não serão aulas formais, nem haverá avaliações, porque a ideia não é essa. Mas também não será um ATL”, declara Bruno Neves, parceiro de Valete na Associação Hip-Hop 115.