A construção do Castelo de Numão remonta à idade média mas há vestígios da presença humana neste território desde a pré-história. Habituada a viver várias vidas, a aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa, no Douro Superior, conhece agora novo capítulo, com a abertura, a 12 de setembro, de um novo wine hotel. Inserido numa propriedade de 140 hectares, com vinha, olival e amendoal e floresta, ocupada por espécies autóctones e animais selvagens, a Quinta da Vineadouro inaugura, nesta primeira fase, duas casas, num total de três suítes, mas o projeto prevê a construção de mais seis suítes e 12 bungalows, espalhados pela propriedade e brindados por dois marcos da paisagem local: o castelo de Numão e a barragem do Catapereiro.
As duas casas rústicas foram recuperadas com respeito pela traça original, oferecendo num total de três suítes (a partir de €225). Rústica, a Casa da Vinha, construída no século XIX para ser usada como celeiro, foi reconvertida num alojamento com duas suites − Quarto Deluxe Marufo e Quarto Deluxe Rabigato − onde cada detalhe foi pensado cuidadosamente para uma total imersão na tranquilidade e integração na paisagem natural da quinta e da região. Com uma decoração romântica e campestre, a casa conta com uma sala de jantar e de estar e cozinha totalmente equipada.
Usado em tempos como chalé de caça pelo tio-avô dos atuais proprietários, a Casa Romântica é um refúgio no meio da natureza com uma vista para o Castelo de Numão e para a barragem do Catapereiro que, além da Suite Deluxe, possui sala com lareira suspensa e kitchenette.
Em pleno Douro Superior, a estadia inclui pequeno-almoço, provas de vinhos, percursos pedestres sinalizados na quinta e observação ou mesmo participação nas atividades diárias da quinta, como a vindima, a apanha da azeitona e da amêndoa ou a poda. A pedido organizam-se almoços vínicos, piqueniques na vinha, e visitas ao castelo de Numão, além de passeios de barco e incursões de Land Rover Defender pela quinta e arredores, explica Teresa Correia de Lacerda, uma das proprietárias, ao ao Boa Cama Boa Mesa, destacando ainda os jantares de quatro momentos, harmonizados com os vinhos da casa, disponíveis para hóspedes.
Cultura do vinho e sustentabilidade
Atualmente dedicada à produção de vinho, azeite e amêndoa, culturas autóctones, a quinta de 140 hectares está na mesma família “há pelo menos 250 anos”, assegura Teresa Correia de Lacerda, que além da produção de vinho tem também a seu cargo a gestão deste novo “EcoTech Resort” sustentável. A quinta é autossuficiente em termos energéticos e aposta na tecnologia, com a instalação de fibra ótica no local e a disponibilização de tablets onde os hóspedes podem personalizar a estadia, escolhendo, por exemplo, os produtos que pretendem para o pequeno-almoço, controlar a temperatura e luminosidade do quarto ou reservar um piquenique na vinha, uma das diversas atividades propostas.
Nos quatro hectares de vinha, composta exclusivamente por “castas autóctones, algumas em vias de extinção”, existe uma parcela onde repousam “cepas com 120 anos”, explica. Dão origem aos vinhos tranquilos que começaram a produzir em 2015, após identificação e estudo das castas, já que a família produzia apenas vinho do Porto, na adega do século XIX localizada no centro da aldeia, detalha.
Toda a quinta, assegura, está “orientada para a sustentabilidade”. Além da autosuficiência em termos energéticos dispõe de posto de carregamento para veículos elétricos e aposta na preservação da biodiversidade. Na floresta que ocupa a maior parte da extensa propriedade há espécies centenárias. E animais selvagens como corços javalis, raposas, gatos selvagens, coelhos ou lebres. Aqui foi criado um “refúgio de caça para conseguir que a vida selvagem regresse à região”, assegura.
Bungalows suspensos
As próximas fases do projeto – estimadas para entre dois e três anos – incluem a construção de bungalows integrados no olival, em socalcos, alguns deles suspensos para uma maior imersão na paisagem. Noutra zona da quinta, com vista sobre o castelo de Numão e a barragem do Catapereiro, será construída uma estrutura modular para albergar mais seis suítes.
À Quinta da Vineadouro (Estrada da Barragem do Catapereiro, Numão. Tel. 912007287) pode chegar de carro, de comboio ou de barco.
Boa Cama Boa Mesa
Leia também