Os podcasts do Grupo Impresa voltaram a superar todos os resultados atingidos até agora, batendo assim o recorde de Downloads e Listeners/Ouvintes Únicos em março de 2024.
Desde setembro de 2023 que o consumo de podcasts do Expresso e da SIC tem vindo consecutivamente a crescer.
O mês de março registou assim o valor mais elevado de sempre com um total de 4.173.500 downloads.
Com mais de 40 programas semanais no formato podcast, o Expresso, a SIC e a SIC Notícias superaram também a fasquia de 1,7 milhões de ouvintes únicos por mês e reforçaram o seu alcance junto da diáspora de falantes de língua portuguesa em todos os continentes.
Por dia, a média de ouvintes únicos em março foi a mais alta até agora registada: 56.905.
Os cinco Podcasts com o maior número de Downloads ao longo do mês de março foram: Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer, Isto é Gozar com Quem Trabalha, Contas-Poupança, Expresso da Manhã e Geração 80, sendo que este foi o podcast que mais cresceu de um mês para o outro.
No top 10 do Grupo Impresa em março estiveram também o Eixo do Mal, O CEO é o limite, Alta Definição, Que Voz é Esta? e Irritações.
Desde 2015, o Grupo Impresa tem vindo a apostar significativamente nesta área e o resultado reflete-se também no ranking de podcasts nacionais, com vários podcasts do Expresso e da SIC a figurar sistematicamente nos mais ouvidos em Portugal.
Deixar o Mundo Melhor
Leia também
Nos últimos anos, sobretudo desde a pandemia, os podcasts passaram de um interesse de nicho para uma tendência de consumo em Portugal. O áudio digital tem vindo a ganhar adeptos, tanto na área da informação como do entretenimento. Ouvir podcasts é uma prática cada vez mais comum entre os portugueses, dentro e fora do país.
Além de Portugal, é no Reino Unido, Brasil, Espanha, Suíça, Alemanha, França e EUA onde mais se descarregam podcasts do Expresso e da SIC. O formato conseguiu conquistar espaço entre ouvintes de diversos perfis, sobretudo jovens, altamente qualificados e exigentes na busca por conteúdo de qualidade.
Segundo o relatório Digital News Report 2023 do Reuters Institute em Portugal muitos dos conteúdos de programas de televisão e rádio têm tido mais audiência em podcast do que no formato linear, o que revela uma clara tendência de consumo crescente. Entre as áreas mais procuradas pelos portugueses encontram-se os podcasts de humor, política e análise de temas fortes da atualidade.
Consumo de podcasts cresce
Portugueses de todas as idades ouvem cada vez mais podcasts, e Ricardo Araújo Pereira é a figura pública mais apreciada deste formato.
Nos últimos seis meses de 2023, o consumo de podcasts cresceu 33%. Esta é uma das principais conclusões de um estudo realizado em Portugal pela GfK Metris para a Impresa.
A análise é inequívoca sobre o crescimento dos podcasts, cada vez mais fortes na rotina diária dos portugueses. Globalmente, 34% dos inquiridos ouvem todos os dias cerca de 1h10 minutos, mas a geração Z — nascidos entre 1995 e 2010 — é a que consome mais, com uma média diária de 1h19m.
O estudo traça também o contexto de escuta, com 90% dos inquiridos a revelarem que ouvem podcasts sozinhos e, em média, cada um ouve cinco diferentes.
O telemóvel é o dispositivo mais utilizado (83%), e é em casa (69%) e no carro (42%) que mais podcasts são ouvidos. 34% dos inquiridos ouvem-nos todos os dias ou quase todos os dias.
A grande maioria (58%) ouve um podcast na totalidade. 65% dos inquiridos ouvem podcasts nacionais, e Humor e Atualidade são os conteúdos no topo das preferências.
Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que mais gostam de ouvir, seguido de Nuno Markl e Joana Marques. Este estudo foi baseado em 800 entrevistas feitas a indivíduos de ambos os géneros.
No grupo Impresa, que engloba as marcas Expresso, SIC e SIC Notícias, existem atualmente mais de 40 podcasts com publicação regular, desde programas originais pensados especificamente para o público de podcasts a programas de televisão com emissão neste formato.
Se ainda não conhece os nossos projetos, pode começar por visitar esta página para ficar a par de toda a oferta atual.