Encerramento noturno está a condicionar socorro em Viseu. Nas próximas semanas, com a chegada do período de férias, a situação ainda pode piorar.
Com o encerramento da urgência pediátrica em Viseu durante a noite, ao fim de semana, repetem-se os episódios de pais a ligarem para o 112 à porta do hospital. A SIC sabe que a unidade está a sentir dificuldades para contratar mais profissionais e que nas próximas semanas a situação pode complicar-se ainda mais.
Desde março, que as urgências pediátricas do Hospital de Viseu estão encerradas no período da noite entre sexta e segunda-feira e são muitos os episódios de pais que, apanhados de surpresa são obrigado a ligar para o 112 à porta da Urgência.
O hospital da unidade local de saúde Viseu Lafões serve uma comunidade de mais 500 mil
pessoas e funciona como referência para as regiões da Guarda, Castelo Branco e Viseu. Na última noite com várias crianças transportadas para os hospitais de Coimbra, a resposta pré-hospitalar em Viseu ficou comprometida.
Com uma viagem de uma hora e quase 100 quilómetros de caminho até Coimbra, com o desespero natural dos pais a falar mais alto, fica o alerta.
A SIC sabe que apesar do esforço da administração do Hospital de Viseu e da direção clínica, ainda não foi possível contratar mais pediatras para reforçar a equipa, atualmente com 15 médicos, e que nas próximas semanas, com a chegada do período de férias, a situação pode agudizar.