Há vários séculos que os humanos perseguem a poção ou a pílula do rejuvenescimento e a verdade é que têm sido alcançados alguns resultados, nomeadamente a nível celular. Mas será que conseguimos realmente uma pílula do rejuvenescimento ou estamos perante uma visão lírica e distante da realidade?
O conhecimento científico permite já definir uma espécie de comprimido composto por várias características que permitem atingir os objetivos pretendidos, rejuvenescer! A poção deverá ser composta por atividades de exercício físico regular, mantendo e reforçando a nossa capacidade física e bem-estar mental; alimentação saudável, prevenindo o aparecimento de fatores de risco cardiovasculares e de demência; evicção de hábitos tóxicos como o tabaco, consumo de estupefacientes, consumo excessivo de álcool e açucares; controlo dos fatores de risco cardiovascular, nomeadamente a diabetes, o colesterol, a hipertensão e a obesidade, essenciais para a prevenção da doença cardiovascular e das demências; realização dos rastreios oncológicos e tratamento precoce e curativo das neoplasias; possuir ambientes de trabalho adaptados e saudáveis; recorrer aos serviços de saúde quando necessário para diagnóstico, tratamento e reabilitação precoce das ocorrências que surgem ao longo da vida; socializar, evitando a solidão e todas as complicações a si associadas; entre outros.
Contudo, a aplicação desta pílula não depende só de nós e implica a atuação coordenada da sociedade. Dessa forma, podemos ser os jovens sexagenários e septuagenários de hoje aos 90 ou 100 anos de vida.
A nível governamental é necessário definir políticas que permitam estimular a sociedade e desenvolver atividades necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, está em curso o Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, cuja implementação está já em bom ritmo.
Também a nível municipal e de freguesias, o seu papel no envelhecimento ativo e saudável é fulcral.
Cada um de nós tem a oportunidade de personalizar a sua própria pílula do rejuvenescimento, tornando-a pessoal e única. Somos todos ativos, válidos e essenciais para tornar a sociedade melhor, atuando em nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa região e no nosso país.
Todos juntos podemos e devemos fazer com que “viver mais seja sinónimo de viver melhor”.
Afinal existe mesmo uma pílula do rejuvenescimento e está ao nosso alcance!