Sétima presidente da república da Islândia instituída em 1944, Halla Tómasdóttir é a segunda mulher na história do país a ocupar o cargo. Em 2008 lançou um fundo de investimento com a estrela pop Björk.
A empreendedora Halla Tómasdóttir, que lançou um fundo de investimento com a estrela pop Björk no auge da crise financeira em 2008 e deu uma palestra TED sobre a aplicação de “valores femininos” às finanças, torna-se esta quinta-feira presidente da Islândia.
Eleita em junho com 34% dos votos, Halla Tómasdóttir bateu nas urnas um grupo de candidatos que incluía Katrín Jakobsdóttir, que renunciou ao cargo de primeira-ministra para concorrer. Na presidência substitui Guðni Th. Jóhannesson, que deixa o cargo após oito anos.
Tómasdóttir torna-se a sétima presidente da Islândia desde a formação da república em 1944 e a segunda mulher no cargo, depois de Vigdís Finnbogadóttir, que em 1980 foi eleita primeira mulher do mundo para presidir a um país.
O rico curriculum empresarial de Tómasdóttir inclui a presidência executiva da The B Team, organização sem fins lucrativos cofundada por Sir Richard Branson, presidência da Câmara de Comércio da Islândia e a co-fundação da extinta empresa de serviços financeiros Auður Capital.