Quando chegaram ao México, Callum publicou na rede social Instagram uma fotografia com a descrição “Começa assim…”, o jovem foi partilhando várias imagens da viagem, a última foi publicada no dia 27.
Os dois irmãos, Callum e Jake, e o amigo norte-americano, Jack, estavam a acampar em Santo Tomás, Ensenada, local onde foram vistos pela última vez a 27 de abril, um dia após terem chegado ao México.
Os surfistas não chegaram ao alojamento que tinham marcado e não houve mais sinais de vida por parte dos três, o que levou um amigo a fazer a denúncia de desaparecimento, a 30 de abril, na Baixa da Califórnia.
A mãe dos autralianos, Debra Robinson, fez uma publicação na rede social Facebook onde apelou que as pessoas a ajudassem a encontrar os filhos, o que fez o caso ganhar notoriedade.
No dia 2 de maio foi encontrado o acampamento dos surfistas, no entanto a única coisa pertencente aos jovens que as autoridades encontraram foram as tendas queimadas.
No local, segundo Elena Andrade, procuradora-geral da Baixa Califórnia, encontraram ainda balas, manchas de sangue e marcas de violência, o que poderia dar a entender que aquele teria sido um cenário de violência.
Os corpos foram encontrados no dia 3 de maio, seis dias após o desaparecimento, num poço com 15 metros de profundidade.
Investigação
As autoridades suspeitam de que o assassinato dos jovens tenha sido uma tentativa de assalto que correu mal. “Ao verem a pickup branca, viatura das vítimas, foram ao local para tentar furtar o carro. Os surfistas foram surpreendidos e terão oferecido resistência”, explicou a procuradora ao jornal El País.
Segundo aquele meio, as autoridades acreditam que um dos jovens terá sido baleado, por tentar impedir o assalto e os amigos tentaram defendê-lo. Os assaltantes “ao verem que tinham a situação fora de controlo, desfizeram-se dos corpos”.
Suspeitos
Foram detidos três cidadãos mexicanos. Jesús Gerardo, conhecido como ‘El Kekas’, e com registo criminal, desde violência doméstica a roubo de viaturas e tráfico de droga. Os outros dois suspeitos são o irmão de Gerardo e a namorada, que foi encontrada com o telemóvel de uma das vítimas.
A namorada do principal suspeito, ‘El Kekas’, disse em tribunal que o homem confessou ter matado os três surfistas e que lhes roubou os pneus do carro.
Segundo o jornal The Sydney Morning Herald, a mulher disse ainda que ‘El kekas’ equipou o carro com os pneus roubados na manhã seguinte aos supostos assassinatos.
O homem aguarda julgamento.
A mulher, aquando da detenção, para além do telemóvel de uma das vítimas, tinha ainda consigo anfetaminas. Foi acusada de posse de droga.
Reações
Emily Horwath, a namorada de Callum Robinson partilhou vídeos do casal a dançar e a brincar nas redes sociais e também o último áudio que o namorado lhe deixou: “Feliz terça-feira! Bom dia. São 11h11 e estou a pensar em ti”.
“Tocarei isto repetidamente”, refere a rapariga. A jovem disse ainda que o seu coração ficou “despedaçado num milhão de pedaços”.
A mãe dos dois irmãos, Debra Robinson, diz que o “mundo se tornou num lugar mais sombrio” após a morte dos dois filhos.
De acordo com a Sky News, a mulher disse que os corpos ou cinzas dos filhos serão eventualmente levados de volta para a Austrália. “Agora é hora de trazê-los de volta para casa, para os familiares e amigos”, disse.