José Fernandes
Nasceu em janeiro de 1981, em Alcântara, Lisboa. Foi criado pelos avós e pela tia. Os avós foram o seu “pilar vital” e as coisas que viu e viveu em criança deram-lhe “calo” para lidar com a vida.
Com 10 anos ia sozinho para a escola, atravessava todos os dias uma linha de comboio e já tinha chave de casa. Estudou na Amadora, numa das escolas que hoje aparecem nas notícias pelas “piores razões”.
José Fernandes
Matilde Fieschi
O gosto pelo desporto, particularmente pelo futebol e pelo Benfica, vem desde criança. Ainda fez os chamados “testes de captação” mas sem grandes resultados. Com 14 anos foi campeão nacional de xadrez e trouxe para este podcast uma peça. Foi com o avô que aprendeu a jogar e ainda hoje jogam juntos para “recordar os velhos tempos”.
Em 1993, em adolescente, criou o jornal “Penalty”. Por causa do jornal conseguia ir ao Estádio do Benfica e do Sporting, assistia aos jogos e ainda tentava entrevistar os grandes da altura – mal sabia que um dia ia estar à conversa com Cristiano Ronaldo.
José Fernandes
João Nielsen Sebastian, presidente da Hasbro nas regiões da Europa, Médio Oriente e África, América Latina e Ásia Pacífico
Matilde Fieschi
O CEO é o limite
Leia também
A caminhada na SIC começou aos 16 anos com os Donos da Bola. Era assistente de produção. A SIC tinha 5 anos quando entrou no grupo e na altura ainda se fumava nas redações, jogava-se à bola e trabalhava-se “até às tantas”, muita pela vontade e entusiasmo de “criar algo novo”.
Subiu de degrau em degrau. Passou a assistente de produção, produtor e – mais tarde – jornalista. Há 15 anos que conduz o programa de sucesso “Alta Definição” e continua a preparar as entrevistas “como se fosse a primeira”.
Em 2011 tornou-se subdiretor de entretenimento e hoje é Diretor-Geral de Entretenimento e Diretor de Programas da SIC. A vida familiar que teve e a vida que tem hoje são opostas. Tem duas filhas e confessa: “Não lhes quero dar demais porque tive de menos”.
José Fernandes
Daniel Oliveira é o novo convidado de Francisco Pedro Balsemão. Nesta conversa, recorda a infância dura que teve e cada etapa que alcançou até chegar aqui.
“Tento explicar à minha filha mais velha que a vida não é aquilo a que está habituada desde que nasceu. Quando me pergunta o que faço, explico que o cargo que estou a ocupar não é aquilo que sou”, admite.
José Fernandes
Matilde Fieschi
Perguntar Não Ofende
Leia também
Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980.
João Pedro Morais
Humor à Primeira Vista
Leia também