Após melhor sessão desde novembro, Europa retorna às quedas
Os principais índices estão a negociar em terreno negativo, deixando para trás a recuperação das últimas duas sessões. A fraqueza de hoje indica que a volatilidade do início da semana continua a estar presente na mente dos investidores, ao mesmo tempo que continuam a avaliar resultados mistos das empresas, referentes ao segundo trimestre do ano.
O índice de referência, Stoxx 600, perde 1,04% para 490,80 pontos – após ter registado a melhor sessão desde novembro esta quarta-feira – com os setores de tecnologia, banca e mineiro a registarem quedas superiores a 1,5%.
Entre os principais movimentos de mercado está a Siemens, que perde mais de 4%, depois de ter divulgado “guidance” para o resto ano relativamente à sua unidade industrial, cujas receitas ficam abaixo do esperado pelos analistas, devido às fábricas estarem a funcionar abaixo da capacidade aos elevados níveis de “stocks” dos clientes.
Já a empresa de apostas britânica Entain soma 9,13%, depois de ter revisto em alta as perspetivas de resultados. A Allianz também valoriza 1,81%, após ter apresentado as contas do segundo trimestre.
“O posicionamento é agora modesto no mercado acionista e obrigacionista e isso dá-nos confiança de que a margem para um novo ‘sell-off’ agressivo é limitada”, referiu à Bloomberg Mohit Kumar, economista-chefe para da Jefferies International.
O mesmo defende a estratega do Morgan Stanley, Marina Zavolock, que afirmou, em declarações também à Bloomberg, que os indicadores técnicos apontam para uma recuperação tática nas bolsas europeias. No entanto, espera que os volumes de negociação se mantenham limitados até que os indicadores económicos mostrem maior robustez da economia norte-americana.
Entre os principais índices da Europa Ocidental, o alemão DAX cede 0,68%, o francês CAC-40 desvaloriza 1,2%, o italiano FTSEMIB recua 1,48%, o britânico FTSE 100 perde 1,06% e o espanhol IBEX 35 cai 1,16%. Em Amesterdão, o AEX regista um decréscimo de 1,45%.
Por Lisboa, o PSI desce 0,79%.