O grupo de seguros e serviços de assistência com sede em Paris destacou o desempenho do negócio da saúde nos seus resultados de 2023, que registaram uma receita total global de 9,3 mil milhões de euros e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros, o “desempenho financeiro mais forte na história da Allianz Partners”.
Allianz Partners registou um resultado operacional de 301,2 milhões de euros, o que traduz uma subida de 5,8% face a 2022. As receitas somaram 9,3 mil milhões de euros, tendo subido de 13,0% face ao ano anterior.
Em comunicado a líder mundial em seguros e serviços de assistência, diz que “acaba de apresentar os resultados financeiros de 2023, registando 9,3 mil milhões de euros em receitas totais e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros”.
A Allianz Partners reportou um aumento substancial no seu negócio de saúde, de 23,4%, com receitas recorde de 2,959 mil milhões de euros no ano passado.
O grupo de seguros e serviços de assistência com sede em Paris destacou o desempenho do negócio da saúde nos seus resultados de 2023, que registaram uma receita total global de 9,3 mil milhões de euros e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros, o “desempenho financeiro mais forte na história da Allianz Partners”.
O Total Combined Ratio for Insurance and Service business fixou-se em de 97,3%, sendo que o do Insurance business é de 96,2%.
A Allianz destaca ainda que 72,9 milhões de casos de assistência foram tratados globalmente em 2023, o equivalente a 200 mil casos por dia.
“Este é o desempenho financeiro mais forte da história da Allianz Partners. Todas as linhas de negócio registaram um crescimento sustentado, impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em Mobilidade e Assistência e crescimento recorde de 23,4% no negócio de Saúde da Allianz Partners”, avança a companhia.
“A área de Saúde registou um desempenho particularmente forte, impulsionado pelo crescimento orgânico, pelo segmento das PME e por novas parcerias locais na área dos seguros”, revela a Allianz que fala ainda num “forte desenvolvimento do negócio de Assistência” que foi em grande parte impulsionado pelas áreas de negócio de Roadside Assistance e Home & Easy Living, enquanto o crescimento em Mobilidade veio de clientes atuais e novos na Europa e América do Norte.
“O crescimento do negócio de seguros de viagem foi impulsionado pelo sólido desempenho na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa”, acrescenta.
Uma análise mais aprofundada das áreas de negócio da Allianz Partners revela que a área da Saúde registou um crescimento, de 23,4%, com receitas de 2,959 mil milhões de euros no ano passado.
O negócio da saúde “continuou o seu crescimento de receitas de dois dígitos, impulsionado por uma combinação de crescimento orgânico, uma presença reforçada no segmento das Pequenas e Médias Empresas (PME) em todo o mundo e novas parcerias com seguradoras locais para uma cobertura alargada dos clientes”.
Já os seguros de saúde transfronteiriços, os serviços e a administração foram reforçados por um aumento significativo da presença regional através de centros de apoio operacional adicionais para clientes na Ásia-Pacífico e no Médio Oriente.” Juntamente com o lançamento de serviços de saúde digitais através do ecossistema de saúde Lumi, que beneficiou mais de 1 milhão de utilizadores só em 2023, estas mudanças colocam a empresa numa posição privilegiada para continuar a expandir-se.
A área dos Seguros de Viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023. Esta evolução significativa foi impulsionada pelo crescimento na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa.
“A recuperação do sector das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens, na sequência do fim de todas as restrições à entrada e saída de viajante”.
O crescimento europeu foi ainda impulsionado principalmente pelo sector dos serviços financeiros no Reino Unido, juntamente com as companhias aéreas e as agências de viagens em França. “Com o recente lançamento da aplicação móvel Allyz, a Allianz Partners continua a sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes”.
A área de Mobilidade e Assistência registou 2,902 mil milhões de euros de receitas, o que representa um crescimento anual de 11,2%.
O negócio de Assistência em Viagem apresentou um forte crescimento nos mercados europeus, nomeadamente em França, Espanha e Suíça, bem como na América Latina, principalmente no Brasil.
Já o negócio Home “teve um bom desempenho em toda a Europa, principalmente na Alemanha e na Áustria, para além de ter registado um crescimento substancial na Austrália”.
A Easy Living, com serviços para o dia-a-dia, como o apoio à reabilitação, também registou um crescimento anual, principalmente devido a novos clientes na Europa de Leste.
O negócio de Dispositivos Móveis e Risco Digital (MDDR) manteve-se estável em termos globais, “com um crescimento significativo na Índia, Espanha e França, compensando a renovação da carteira em mercados selecionados”.
A Mobilidade registou um aumento de 8% nas receitas, impulsionado pelas relações com os atuais clientes, por novos clientes nos mercados-alvo europeus e asiáticos, pelos seguros integrados e pelo crescimento das coberturas especiais, em especial no que respeita à nova mobilidade e à micro-mobilidade.
A Allianz diz que a linha de negócio Mobilidade também entrou com êxito no mercado dos EUA, com mais oportunidades de crescimento em 2024.
Tomas Kunzmann, CEO da Allianz Partners, diz na nota que o ano de 2023 “foi recorde para a Allianz Partners em termos de receitas e lucros totais, após os resultados recordes de 2022”.
“O negócio de viagens continua a prosperar, o nosso negócio de cuidados de saúde registou um enorme crescimento e houve um excelente impulso no nosso negócio de assistência e mobilidade a nível global. Como resultado, o nosso crescimento contínuo assenta em bases sólidas, uma vez que investimos na digitalização dos nossos serviços, assegurando simultaneamente o toque humano e os mais elevados níveis de satisfação do cliente”, refere o CEO.
“Graças a este forte desempenho financeiro, a Allianz Partners está na vanguarda da transformação do sector dos seguros” diz Kunzmann que destaca o investimento na transformação digital, incluindo o lançamento da plataforma digital líder de mercado, Allyz, em todas as nossas linhas de negócio.
“Devido ao empenho da nossa equipa de mais de 22.000 colaboradores em todo o mundo, estou muito otimista em relação às perspetivas para os próximos anos e penso que estamos no bom caminho para atingir o nosso objetivo de duplicar as receitas até 2030”, conclui o CEO da Allianz.